top of page
  • Foto do escritorMarcos Ferri

Pequenas frustrações sorridentes

Ou um jornalista de boas notícias...


Por Marcos Ferri

Foto: Shutterstock


Escrever sobre coisas positivas é um infortúnio para qualquer escriba. Digitar com um sorriso no rosto é no mínimo tortuoso. Temos de franzir o cenho quando tomamos o papel. No auge dos 35, eu estou há quase 15 anos dedicado ao ofício inconsistente da comunicação. Trabalhar com isso é engraçado.


Há quem diga que não faz sentido essa profissão se nos comunicamos desde a barriga da mãe. Pra que diploma não é mesmo? Enfim...


Um jornalista de boas notícias. Assim me dedico em boa parte do tempo. Notas agradáveis e motivacionais sobre ideias e projetos, ações louváveis ou coisas à beira da futilidade. Fui institucionalizado, assim como a cerveja artesanal com rótulo industrial since 1800 e tralalá.


Sem esforço ou pressão, ao longo dos anos fui me tornando um mensageiro de coisas agradáveis, um legítimo representante da positividade tóxica dentro de uma pseudorredação. Textinhos compostos para uma boa imagem e que mal fazem cócegas no algoritmo.


"Tudo o que é ruim de passar é bom de contar", já dizia o grande Ariano Suassuna.


O sangue do jornalista raiz segue cada vez mais ralo em minhas veias, como molho sugo do Spoleto. Contar coisas leves depois de uma certa idade é sonho de colunistas e cronistas. Esses sim merecem todo o respeito. Viva Pratinha, Ruth Manus, Duvivier.


Mas a realidade é um tantinho mais cruel. “Escreva pouco, ninguém vai ler”. “Escreva mais, precisamos de presença na rede”. Bora bombar o LinkedIn, muitas curtidas no Instagram. Facebook? Ah, tá mortinho, mas os velhinhos gostam.


Tira e edita foto, revisa, diagrama, corta, acrescenta. Queremos projeções, design, marketing. Que tal programar um site? “Bota aspas dos 40 presentes na reunião. Eles não têm nada a dizer, mas é importante que sejam vistos. Mas ó, só três parágrafos”.


“Rumo ao topo do Google!”


Litros de café e sonhando com uma taça de vinho. Boêmia, por que me abandonastes? Boas lembranças dos textos rasurados em cadernos velhos, com caligrafias à beira do ilegível. Eu disse ilegível, não inelegível.


Tá bem, parei com a política.


Áurea época de menos boletos, menos status e apenas ideais de justiça e bloquinhos com caneta Bic.


Crianças, não emburreçam. Fujam da faculdade e vão dançar no Tik Tok. Estou quase indo também.


Ou esqueça o bom dia de sol e taque fogo na fazendinha. Força, guerreiros!




21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Rotina

bottom of page